change your mood
 
 

Particularidades da Criança

Dr. Libério Bonifácio Ribeiro
 

Mercê de inúmeros factores, em que os modernos padrões de desenvolvimento implicando modificações sócio-económicas e até culturais parecem ter efeito potenciador, assistimos, nas últimas décadas, a um aumento da prevalência e da severidade das doenças alérgicas em geral e da asma na criança em particular.

A criança tem particularidades específicas a cada etapa do seu desenvolvimento, tendo, por direito próprio, de ser tratada como um indivíduo e não destinatário de extrapolações de resultados obtidos em adultos

Sendo o crescimento e o desenvolvimento um processo dinâmico, não basta satisfazermo-nos com os resultados da eficácia a curto prazo, mas também preocuparmo-nos com os eventuais efeitos adversos presentes e futuros, nas diversas vertentes da maturação somática e cognitiva.

Particularmente no lactente e na idade pré-escolar é difícil, por comunicação com a criança, sabermos os sintomas que mais a perturbam e não se apercebendo os pais, muitas vezes, das dificuldades e necessidades da criança, cabe-nos a nós médicos estabelecer cuidados antecipatórios procurando um controlo precoce da doença, que será tanto ou mais importante que resolver os sintomas do momento.

Sendo a asma uma doença inflamatória progressiva, concerteza que se intervirmos precocemente com medidas e tratamento anti-inflamatórios, poderemos alterar o curso natural da doença e evitar o declínio da função respiratória. Há momentos de intervenção que se perdem e que nunca mais se recuperam.

Com o apoio
partner1